MUDAMOS!

Estamos agora no novo blog que reúne os melhores escritos de Sinuhe Daniel Preto! Clique aqui e conheça!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Quem matou a norma?


Na bela canção do " Zé do Caroço ", Leci Brandão diz que: " enquanto a televisão distrai ... destrói o povo com sua novela... " , os períodos são alternados pela deusa de tom ébano no samba! No entanto, o que interessa aos " novélatras " ? Não importa quem é Jaqueline Roriz ou os corruptos ministros sinistros do governo Dilma, importa quem matou a Norma na insensata dos insensatos novela da Globo que começa às nove e é aclamada de " das oito " , o erro já se inicia no horário que nenhum  fuso , confuso ou com fuso algum poderiam explicar tamanha paixão deste povo que habita esta Pindorama Macunaímica!

Os assassinos da Norma são inúmeros, são os autores das placas de trânsito do código que não respeita o código e somente sabe multar, que preço de multa caberia a essas verdes, brancas placas do quadro negro da educação das leis: " Obedeça a sinalização. " ou " Mantenha-se A direita " ?

A Língua  expia à míngua, não se sabe o idioma que anda em coma, não se lê artigo ou jornal algum, lê-se o número do telefone do BBB sem se importar com o DDD, vota-se em qualquer deputado qualquer sem se importar com a reputada ou disputada   deputada que vem por aí!

A ortografia deu lugar à pornografia, dizem que nem Gino " Crês "  mais na solução do idioma e a tal  reforma? Você já viu alguma reforma ser boa, você  reforma o mundo , alguma vez ficou bom? 

Por que se fala de Monteiro Lobato até hoje? Por que o humano totem de Taubaté não é superado pelas tecnologias? Porque " Um país se faz com homens e livros. " Todavia no seu Sítio, que poderia ser " site ", a televisão " que nos deixou burros, burros demais " , até para a fúria dos Titãs, chamada Globo escracha com a obra-prima de Lobato, Dona Benta possui email, nem Tarantino deixaria mais " trash " ! 

A  verdade é que no meio do caminho tinha uma Norma, de nome pedra, um empecilho, algo intangível para aqueles que veem na leitura um sacrifício, deve-se ler da mesma maneira que se escovam os dentes , que se ingere café ou que se vive. A leitura é imprescindível, leia de pirraça, faça como raros, ninguém lê, então, vou ler! 

Leiamos bulas de remédio é um bom remédio, leiamos Manoel de Barros e façamos novos Adões e Evas, leiamos Rosa e façamos as primeiras das últimas " estórias " . Leiamos Luiz Vítor Martinelo  e façamos " Lixeratura " , leiamos Drummond e , quiçá , implodamos a " pedra" , leiamos Lobato e , oxalá , tenhamos petróleo, e , leiamos Bandeira e o pendão pedirá perdão e será Pasárgada!  Leiamos a Norma com os concomitantes conteúdo e forma e , quiçá,  o insensato, tornar-se-á , de fato, coração! Leia que dá teia!

Um comentário: